segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Health Proud. Be Yourself Proud. Por que não?

Atualmente, estou anotando ideias para estampas de camisas. É uma boa forma de exercitar a criatividade e extravasar a mente, sempre tumultuada.

Vadiando pela internet esbarrei em um site com roupas plus size. São lindas! Fiquei apaixonada. Mas, ao mesmo tempo, fiquei triste. O motivo? Notei que temos marcas oferecendo roupas lindas até o tamanho 40, no máximo. E outras com a mesma qualidade e preconceito, só do tamanho 46 para cima.

Por que não posso entrar em uma loja fabulosa, acompanhada por meu costumeiro grupo de amigas (variantes do PP ao XG), e sairmos todas com sacolas cheias de roupas lindas nas mãos? Olharmos vitrines e prateleiras recheadas daquele vestido perfeito, ou daquela calça linda, com caimento incrível e preço bacana do 36 ao 54?

Não sou plus size*, nem model size*. Sou myself size*. Não sou mode follower*, nem out fashion*. Gosto do que me faz sentir livre e bem.
Com a onda do Plus Size, muitas pessoas comentam que "as mais cheinhas" finalmente se libertarão de roupas disformes e que não favoreciam em nada suas curvas. Entrarão para o mundo da moda e da sensualidade. Já ouvi (e li) comentários como: "adeus magrelas padrão de beleza" e "as modelos plus size tem mais brilho, mais cor".
Isso também não me soa bem. É como virar o velho disco, mas permanecer dividindo as pessoas. Discriminar magros de gordos é puro preconceito, na minha modesta concepção, pois não vejo razão lógica para isso.
Deveríamos ser pregadores do saudável. Mas divulgamos dietas milagrosas ou enaltecemos o fat proud. Como consequencia, surgem as doenças: anorexia, compulsão alimentar, diabetes, cardiopatias etc.
Eu sou a favor do orgulho de ser saudável. Mais além: do orgulho de ser você mesmo. Espero que um dia as pessoas (e marcas) enxerguem conceitos, cores nas passarelas e catálogos. Independente do tamanho de quem as estiver vestindo.

Tudo isso aí em cima me fez pensar em uma estampa com os dizeres "Health Proud - Orgulho de ser saudável".
.
.
.
Observações:

* Peço desculpas pelo excesso de expressões em inglês. Foi uma maneira de destacar minha linha de raciocinio. Plus size são tamanhos maiores. Model size seria algo como tamanho de modelo. Myself size, meu próprio tamanho. Mode follower significa seguidora da moda, out fashion fora da moda.

Também me desculpo para quem possa, de alguma forma, ter se ofendido com palavras, expressões ou ideias apresentadas no texto.
Esse blog existe para expressar meus pensamentos e concepções do mundo. É direito meu.
Ressalto que não tenho desejo de atacar ou ferir.
Ninguém é obrigado a concordar comigo.

Nenhum comentário: